O que siginifica ser FLUENTE em inglês?

 
 
A busca pela FLUÊNCIA é quase uma obsessão de estudantes e entusiastas da língua inglesa. E isso VENDE. É só observar a quantidade de livros e cursos que oferecem a tão sonhada fluência de maneira fácil e rápida.

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, temos exemplos de perfis "especializados" que prometem esse milagre em MESES.

O que significa ser FLUENTE em um idioma? "Fluir" significa "correr naturalmente" ou seja, ser fluente em inglês quer dizer ser capaz de se comunicar NATURALMENTE no idioma, sem hesitar ou parar para pensar, exatamente como faria um NATIVO dessa língua. 

É possível alcançarmos essa fluência?

A resposta é sim, mas não em tempo recorde, como esses  "Messias" do inglês pregam. O domínio total de todas as habilidades comunicativas vem com a  exposição ao ambiente natural onde o idioma é falado. Normalmente são fluentes: brasileiros que vivem em outro país há ANOS e/ou pessoas que têm contato com nativos (moram na mesma casa ou trabalham juntos) todos os dias.

Como devem ter entendido, a tal fluência só ocorre raramente, pois há requisitos muito específicos envolvidos que devem ser atendidos. Mas a pergunta que devemos fazer é "temos REALMENTE que ser fluentes?" 
 
 
 A verdade é que a palavra FLUENTE é usada e entendida equivocadamente por nós. Quando uma empresa coloca no anúncio que quer um funcionário que seja "fluente" em inglês, ele não está buscando alguém que se comunica IGUAL a um americano. Na verdade, eles querem um funcionário que fale, entenda e escreva corretamente no idioma e que as necessidades do cargo sejam cumpridas. É ISSO que eles buscam!

Enfim, tenho DUAS dicas para você, que quer dominar o inglês, seja qual for o seu motivo: 1) estude, buscando sempre a qualidade, não a agilidade da aquisição do conhecimento. Pessoas que caem nesses esquemas de aprendizagem "relâmpago", acabam perdendo dinheiro e, ironicamente, tempo, já que dão vários passos atrás há cada erro que cometem e 2) estude com afinco e dedicação e ESQUEÇA esses rótulos.

Uma última dica: JAMAIS coloque que é "fluente" no currículo. Use a frase:  "capaz de se comunicar efetivamente em inglês". Se for de fato muito boa a sua capacidade comunicativa, na hora da entrevista em inglês (sempre tem), você surpreenderá o entrevistador positivamente e ainda será visto como uma pessoa humilde. 
 
See you later, guys!

 

Comentários

Postagens mais visitadas